Incid prepara banco de dados de organizações locais

do Incid

A equipe que cuida dos indicadores de Cidadania em Ação do sistema Incid (Indicadores da Cidadania) já iniciou o mapeamento dos movimentos, organizações e iniciativas sociais nos 14 municípios do projeto. O banco de dados que irá armazenar essas informações, que serão disponibilizadas de forma livre, está em fase de testes.

“É fundamental que aqueles que fazem parte de um grupo organizado ou não, possuem uma bandeira de luta e pratiquem ações que dizem respeito aos direitos da cidadania fiquem atentos e colaborem, para que se façam presentes nesse banco de dados. A ideia é que ele se torne um instrumento catalisador de informações objetivas, que deem visibilidade às causas, fortalecendo e ampliando articulações”, afirmou Renata Feno Neves, uma das pesquisadoras responsáveis pelo trabalho.

“O banco de dados irá armazenar informações referentes aos espaços e ações da participação cidadã nos municípios da nossa área de atuação e será alimentado primeiramente por nossa equipe e futuramente pelos próprios atores locais”, completou ela.

O sistema Incid reunirá quatro conjuntos de indicadores. O Cidadania em Ação avaliará o grau de engajamento e participação social nos municípios do projeto.