Encontro do Fórum de Cidadania Ativa da AAI

convite

O primeiro e fundamental objetivo do Projeto Incid em seu retorno ao território foi dar continuidade – e iniciar em alguns casos – ao processo de fortalecimento de Redes de Cidadania Ativa Municipais, enquanto grupos que se reconhecem como atores sociais locais, que tem a pretensão de atuar em conjunto (em rede), entendem e desejam construir e utilizar indicadores como argumentos fortalecedores de suas lutas.

Com a construção dos Mapas da Cidadania buscou-se olhar de forma mais fina as realidades intramunicipais de um ponto de vista cidadão, à luz de direitos legítimos e legais, suas violações ou não, expressos em desigualdades territorializadas, capazes de motivar para a ação da cidadania.

Após este processo do olhar coletivo para dentro de cada um dos municípios pensamos que já está na hora de, novamente, dialogar e fortalecer o tecido associativo dos 14 municípios da AAI como uma grande Rede que possa refletir, de uma perspectiva de cidadania, sobre as mudanças em curso e sobre a região que se forma.

Deste modo, no próximo sábado, acontecerá o primeiro encontro preparatório do Fórum de Cidadania Ativa. Esse evento contará com dinamizadores de cada Rede de Cidadania Ativa Municipal e tem como objetivo principal organizar participativamente este encontro maior, que pretende juntar todas e todos que integram cada umas das Redes Municipais. Trata-se de uma forma de socialização mais sistemática das ações cidadãs implementadas pelas Redes de Cidadania Ativa Municipais, de fortalecê-las em sua autonomia e papel de referência, não somente municipal como regionalmente, contribuindo para a radicalização da democracia do território.