Esgoto e transporte estão entre os principais problemas

Os problemas com esgotamento sanitário e transporte estão entre os mais debatidos nos encontros da equipe dos Indicadores da Cidadania (Incid) com os Fóruns da Agenda 21 e outras organizações em cada um dos 14 municípios do projeto.

As contribuições surgidas nas visitas da equipe do Incid aos municípios já são incorporadas no primeiro conjunto de indicadores.

O relatório dessa primeira etapa do Incid, em fase de finalização, propõe os seguintes indicadores para tratar de esgoto e transporte:

1 – Acesso a esgotamento sanitário: o percentual de domicílios com esgoto sanitário considerado “inadequado”, ou seja, os lares cujo esgoto é despejado em vala, rio, lago ou mar. Essa forma de escoamento acarreta em poluição e contaminação da água. São consideradas formas adequadas tanto a rede geral ou pluvial quanto a fossa séptica. Foi possível observar que o percentual de domicílios com esgotamento sanitário inadequado na região do Incid é bastante mais elevado do que a média do Estado do Rio. A situação mais crítica é em Saquarema e Tanguá.

2- Acesso ao Transporte Rodoviário: comparação do crescimento da frota de veículos de passeio e da frota de veículos de transporte coletivo com o total da população dos municípios estudados, no período entre 2001 e 2010. Uma vez que o transporte na região é essencialmente rodoviário, a relação entre a frota automotiva e a população contribui para a avaliação da disponibilidade de transporte. No entanto, enquanto o crescimento da frota de carros de passeio pode estar também associado à sobrecarga das vias e à qualidade do ar, o crescimento da frota de veículos coletivos pode ser um dos elementos para avaliar a disponibilidade de transporte para a população. O indicador construído destaca o elevado crescimento da carros de passeio, principalmente em Rio Bonito. O crescimento da frota de ônibus foi bem pequeno em toda a área do Incid. Houve inclusive diminuição em Nova Friburgo.

Esses e outros indicadores estão no relatório da primeira fase do Incid, documento que será em breve disponibilizado sem custos pela inernet. Qualquer dúvida, entre em contato com incid@ibase.br ou acesse www.incid.org.br

Os indicadores da primeira etapa do Incid foram construídos a partir de consultas a fontes de dados secundários como o IBGE, o Datasus, o Inep e etc.