“Baía de todos os perigos!” mostra realidade caótica

do Incid

O vídeo Baía de todos os perigos traz à tona problemas que vêm afetando toda a região da Baía de Guanabara e expondo os pescadores artesanais a situações de perigo e ameaças.

Segundo Natália Gaspar, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) no projeto Indicadores da Cidadania, este vídeo traz situações de nítida violação da cidadania na Área de Atuação do Incid. “Primeiramente, o direito ao meio ambiente equilibrado parece claramente prejudicado pela poluição da Baía de Guanabara, devida às atividades industriais e à ocupação desordenada, e pela perspectiva de o rio Guaxindiba ser transformado em pátio de manobras para navios, ameaçando os manguezais protegidos pela APA de Guapimirim, último respiradouro da baía”, afirma.

Explica ainda que o direito à participação cidadã dos pescadores artesanais do município de Magé, representados no vídeo na figura de Alexandre Anderson, da Associação de Homens e Mulheres do Mar (Ahomar), é indiscutivelmente violado, já que suas lideranças sofrem ameaças de morte por protestar contra as atividades industriais.