Associação Casimirense é referência na luta por direitos

do Incid

Fundada em 15 de Novembro de 2003, no município de Casimiro de Abreu, a Associação Casimirense das Pessoas Com Deficiência luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A Instituição serve de apoio aos municípios próximos, atuando como centro de cadastramento do Vale Social do Estado e do Passe Livre Federal. A ACAPORD é uma instituição que se destaca pela sua participação ativa tanto na sociedade quanto nos Conselhos Municipais.

Segundo Gerson Vieira, diretor de esportes da associação, uma das metas para este ano é a articulação para a criação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Com Deficiência. a importância desse Conselho está em sua capacidade em garantir os Direitos Legais ainda não implantados no município, como a questão da acessibilidade nas cidades. Dentre os serviços oferecidos pela Instituição, Vieira destaca atividades de Assistência Social, Fisioterapia, Esporte Adaptado (natação, atletismo com diversas modalidades), jogos lúdicos e oficinas de informática.

Uma das Metas da Instituição para o diretor é a criação de um Time de Rugby (cadeira de rodas), esporte já conhecido nos Estados Unidos e Canadá, com o objetivo de trazer mais visibilidade à Instituição e sobretudo apoio para seus membros. Gerson destaca que a criação do esporte é fundamental para que haja cada vez mais mobilização em prol da qualidade de vida e participação dos membros da associação em competições nacionais e mesmo internacionais, auxiliando assim na motivação das pessoas através do esporte.

Atualmente a ACAPORD participa de Competições para pessoas com deficiência em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, sendo a mais importante delas a OLIMPEDE, em Volta Redonda. O evento reúne anualmente grande número de Instituições e serve como parâmetro para investimentos em futuros atletas olímpicos.

Contato: Rua Padre Anchieta, nº 340, Centro, Casimiro de Abreu – RJ
CEP: 28860-000. Telefone: (22) 2778-4860