Roda de diálogo aborda questões de gênero

do Incid

DSCN0699
No dia 18 de julho aconteceu mais uma Roda de Diálogo! Desta vez o foco da discussão foram as questões de gênero, tema que o Incid busca aprofundar desde o início. A Roda aconteceu em São Gonçalo e contou com a presença de 26 mulheres, representantes de uma variedade de grupos feministas e de organizações que atuam diretamente nas causas que dizem respeito às mulheres nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Magé.

Nas discussões elas falaram muito sobre a condição das mulheres, que ainda hoje têm desrespeitados muitos de seus direitos conquistados. Trabalhos precários e mal remunerados, jornada dupla ou às vezes tripla de trabalho foram algumas das circunstâncias mencionadas. Conjuntura que segundo elas se agrava ainda mais para mulheres negras, pobres ou lésbicas. Outras questões também foram pontuadas, como a carência de espaços de debate e reflexão sobre o cotidiano das instituições e do movimento de mulheres. Elas falaram também que em espaços mistos as pautas específicas das mulheres não são vistas como urgentes e ficam para segundo plano.

DSCN0904

Janete, do Comunidades em Ação e do grupo Mulheres do Salgueiro, destacou a importância de espaços de encontro com um olhar diferente sobre esses municípios, focado em temas que dialogam com ações locais desenvolvidas pelo movimento de mulheres como a formação profissional, a migração e o aumento da violência. Ela considera fundamental a leitura dos dados de institutos de pesquisa como o IBGE, mesmo que seja para questioná-los e avaliou que a constituição de uma rede a partir do encontro promovido pelo Incid pode render bons frutos.

Na avaliação final, falou-se que a Roda além de qualificar as informações produzidas pelo Incid representou um importante momento de articulação e fortalecimento dos movimentos e organizações presentes em uma dinâmica que facilitou a participação ativa de todas, o que pode servir de apoio para ação local desenvolvida por cada uma das organização presentes. Assim, a experiência da Roda de Diálogo de Mulheres reafirma a importância dos espaços de debate dos indicadores e sua validade prática para o cotidiano dos movimentos.