Roda em Guapimirim debate meio ambiente

do Incid

DSCN1406

O Incid esteve em Guapimirim nessa terça-feira, 13 de agosto, dialogando com movimentos e organizações sobre questões ambientais. O debate girou em torno dos problemas relacionados ao saneamento básico, à destinação do lixo e à aplicação de recursos na área ambiental. Doze instituições de Guapimirim e Magé se fizeram representadas, trocando experiências, leituras sobre os temas e apontamentos sobre caminhos possíveis para se monitorar os problemas de cunho ambiental na região.

Assim como em outros municípios onde estivemos, o saneamento básico foi colocado como necessidade mais que imediata pelos participantes. Eles questionaram os dados do IBGE dizendo que esses não condizem com a realidade do município, posto que não há tratamento do esgotamento na cidade. Críticas foram feitas à prefeitura, que exige que os próprios moradores paguem as obras de saneamento das casas e ficou a pergunta: Para onde vai o dinheiro dos impostos pagos sob essa rubrica?

Questionamentos também foram feitos ao Incid, especialmente com relação ao Banco de dados da Cidadania Ativa. “A sociedade civil alimenta o Banco de dados e o que se faz com isso?”, pergunta um participante. Respondendo a questão, colocou-se que as possibilidades de uso do Banco de dados são múltiplas. Pensando nas organizações mais comunitárias, o que queremos é torná-las visíveis e conectá-las em uma rede de articulação e ações independente.