Sociedade civil de Saquarema e Maricá discutem saneamento

do Incid

Representantes de 21 organizações de Saquarema e Maricá se reuniram, no último dia 17 deste mês (agosto), com a equipe do Incid em mais uma Roda de Diálogo. Organizado em mesas temáticas, o encontro teve o objetivo de divulgar os indicadores de meio ambiente, saúde e saneamento básico dos dois municípios.

Assim como em outros eventos do Incid, os dados do IBGE sobre saneamento básico foram contestados. De acordo com o Censo 2010, em Maricá 35,6% dos domicílios não contam com tratamento de esgoto sanitário adequado. Em Saquarema o índice é de 44,1%. Os participantes da Roda, no entanto, afirmam que não há rede de esgoto e nem tratamento nos municípios. Situação que agrava os problemas de saúde nesses locais. Para os moradores seria preciso que o IBGE criasse uma nova metodologia de pesquisa, que permitisse que os dados aferidos realmente refletissem a realidade local.

Os participantes da Roda, também denunciaram a falta de informação disponível para a população local do que seja saneamento básico. A maioria ds moradores dos municípios, segundo informações de representantes de entidades que foram à Roda, desconhecem os canais possíveis de participação nas decisões sobre essa questão. Para Edna Ferreira, da Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema, é preciso que os dados disponíveis cheguem à população, pois eles costumam circular sempre entre as mesmas pessoas. Como possibilidade de mudança desse quadro, Pedro Paulo, da Associação de moradores de São José de Imbassaí, acredita que é preciso cobrar dos governos locais a criação de canais de informação sobre a região e estimular a população a buscá-los.

– O acesso à informação por parte da população é uma estratégia que temos que utilizar – defendeu Pedro Paulo.