O papel da informação na garantia da educação

do Incid

Na Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, ocorrida de 13 a 19 de outubro, o Rio de Janeiro viveu dias de debates sobre o papel da comunicação e da liberdade de informação na vida da sociedade civil. Esse é um dos temas estudados pela equipe do Incid, que já fez uma relação entre a importância do acesso à informação por parte da população e a garantia do direito à educação no Marco Zero do Sistema Indicadores da Cidadania (leia a publicação aqui).

A pesquisa partiu da ideia de que, para garantir uma educação pública de qualidade, é necessária a existência de ambientes de acesso à informação, como laboratórios de informática e bibliotecas nas escolas. Essa análise se encontra na dimensão de Cidadania Garantida.

Os números apontam que a área do Incid está acima da nada satisfatória média do estado do Rio de Janeiro no que diz respeito ao número de alunos do ensino fundamental da rede pública que estudam em escolas com ambientes equipados para permitir o acesso à informação. No entanto, individualmente, três municípios estão abaixo dessa média, sendo Guapimirim o mais prejudicado.

Veja o gráfico:

acesso a informaçcaoAlém dessa importante pesquisa, o Incid está desenvolvendo um indicador sobre o acesso à informação pública, a partir do cumprimento das determinações da Lei de Acesso à Informação. As pesquisas fazem parte do esforço da equipe do Incid no sentido de empoderar a população e articular parcerias com organizações que já fazem esse trabalho na área, função ligada diretamente ao Banco de Dados Incid.