Cachoeiras de Macacu promove mutirão de limpeza

11892029_10203656856016655_5580129466172038220_n

Nesta quarta-feira (26) o Grupo de Trabalho Espaço Sagrado, da Rede de Cidadania Ativa de Cachoeiras de Macacu, promoverá um mutirão de limpeza do Campestre – localidade que, segundo estudos do GT, pode vir a se tornar o primeiro “Espaço Sagrado” da cidade. O local de encontro entre os participantes será no ponto final do ônibus de Boca do Mato (entrado do Parque Três Picos) às 8h. A atividade será aberta e conta com a participação de todos.

De acordo com o grupo, o Campestre é tradicionalmente utilizado para a realização de oferendas, mas devido a falta de uma gestão adequada dos resíduos e de orientação aos praticantes, houve um acumulo de materiais ao longo dos anos, resultando em dano ambiental.

A proposta do GT é iniciar um diálogo com as casas religiosas da cidade e visitantes, para diminuir o impacto ambiental nos chamados “Espaços Sagrados”, mas sem ferir o direito universal do culto que é assegurado a todas as religiões. Um dos organizadores do evento, Wellington Lyra Jesus, expôs sua opinião sobre a realização da atividade. “Durante muito tempo o tema das oferendas religiosas foi um tabu aqui na cidade. Estamos pela primeira vez tratando do assunto de maneira franca, aberta, com envolvimento de agentes ambientais, religiosos e culturais, buscando soluções que sejam adequadas para todos. O livre culto é um direito de todos, mas junto com ele é preciso pensar na responsabilidade da gestão dos resíduos sólidos, que ficam expostos na natureza. Nosso desafio é este”, disse.

O projeto é um chamado para a conversa entre instituições, já participam do GT: o Parque Estadual do Três Picos, APA Macacu, Conselho de Turismo, UFF, Espaço Cultural 7 Quedas, Jequitibá Produções, Grupo Cirandaria, PRISMA, Fundação Macatur , Secretaria do Ambiente, Associação Cachoeirense de Defesa Animal, entre outros.