Crise na saúde de Teresópolis

O Hospital das Clínicas de Teresópolis (HCT) paralisou, desde a última quarta-feira (9),  os atendimentos ambulatoriais realizados pelo SUS e as cirurgias eletivas . De acordo com informações da unidade de saúde, serão mantidos os atendimentos de urgência e emergência relativos ao trauma e à gestante. Segundo o HCT, os atendimentos foram suspensos pois o município não pagou pelos serviços prestados e a dívida já chega a R$ 10 milhões. Em julho deste ano, foi feito um acordo através do Ministério Público Estadual (MPE) que previa a regularização dos repasses.

O HCT realiza 5.340 consultas ambulatoriais por mês, sendo 270 por dia. Também são realizadas 559 internações por mês, 400 cirurgias 16.000 exames por mês. O hospital possui 1.800 funcionários e destes, cerca de 800, terão seus salários parcelados.

Segundo a direção da unidade de saúde, o prazo para a Prefeitura regularizar a dívida era até o dia 10 de agosto. Com a falta de repasses, os funcionários estão com os salários atrasados. Em comunicado enviado à imprensa, o HCT informou que “persistindo a ausência de recursos o atendimento do hospital, em breve intervalo de tempo, poderá ser totalmente inviabilizado”.

Fonte: G1