MTST ocupa Prefeitura de São Gonçalo

O Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) ocupou, na manhã desta quarta-feira (16), a Prefeitura de São Gonçalo. A ação foi de reivindicando por moradia digna para as famílias retiradas do terreno ocupado no bairro de Santa Luzia em Novembro de 2014. Segundo representantes do movimento, as famílias ainda não foram direcionadas para outro terreno, como havia sido prometido pelo poder público.

Após várias tentativas de negociação, o MTST decidiu ocupar a Prefeitura num ato de repúdio pelo não cumprimento da promessa. A iniciativa era saber com a Comissão de articulação o que está sendo feito em prol do movimento. A coordenadora Estadual do MTST, Fabiana Batista, relatou o que está acontecendo desde quando as famílias tiveram que desocupar o terreno no ano passado. “ Ocupamos o terreno no dia 30 de outubro e em 12 dias conseguimos uma conquista de 1.000 moradias, a partir disso fomos negociando com a Prefeitura, a Caixa Econômica e o Governo Federal. A Caixa e o Governo fizeram o papel deles e nós também já tínhamos cumprido o nosso, faltando apenas a indicação do terreno pela Prefeitura. Eles começaram a enrolar dizendo que o terreno talvez não desse, que precisavam fazer uma sondagem para verificar algumas rochas que poderiam prejudicr na terraplanagem. E quando o órgão público começa a enrolar, nossa atuação é ocupar para saber o posicionamento deles” explicou.

A Prefeitura recebeu o grupo que já estava negociando há 6 meses e aceitou, após pressão, procurar uma empresa que faça a sondagem de terrenos para que este seja entregue para a ocupação das famílias.