Intervenção artística na Praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo

Palco das manifestações sociais e artísticas estimuladas pelo Movimento Abraços Às Árvores – Sos Praça Getúlio Vargas, a Praça Getúlio Vargas em Nova Friburgo receberá neste sábado (4), às 12 horas, a interferência artística Nimbo/Oxalá, do artista Ronald Duarte.

13512_837889936247521_471430665172754798_n

O artista vem nos últimos anos realizando ações e acontecimentos em arte contemporânea, especificamente com a urgência urbana. Sensibilizado com a causa em favor da manutenção dos eucaliptos centenários tombados, Ronald Duarte apresentará sua manifestação visual crítica. Trata-se de uma performance onde vinte colaboradores, acionarão jatos de fumaça, formando uma gigantesca nuvem, que envolverá os presentes e desaparecerá se misturando ao conjunto dos eucaliptos centenários tombados ainda existentes.   Na obra/performance Nimbo Oxalá  existe uma preocupação com a execução, como se fosse uma espécie de ritual, podendo ser pensada e lida do ponto de vista do produto realizado naquele momento, ou seja, uma grande coluna de fumaça formando uma escultura efêmera. Apesar do caráter efêmero da obra, a proposta pretende deixar significados e reflexões.

“Há que se pensar no respeito ao aspecto espiritual e energético dos seres vegetais presentes no conjunto paisagístico na praça, trazendo a necessidade de se repensar sobre o ato insano realizado,do que foi despedaçado, do que foi rasgado com violência; e esperar reconquistar aquilo que se havia perdido”, reflete o artista, convidado de Marcelo Brantes, que há 15 dias recebeu em Nova Friburgo outros artistas de fora para a realização de intervenções na Praça Getúlio Vargas.

Movimento Abraço às Árvores – SOS Praça Getúlio Vargas