Incid apresenta Plataforma interativa

O Incid chega a um momento importante na legitimação dos indicadores de cidadania. Após o processo de mapeamento participativo para a construção dos Mapas da Cidadania, produzidos com as Redes de Cidadania Ativas Municipais, a equipe Incid apresenta agora a Plataforma dos Mapas da Cidadania – um sistema de informações de indicadores de cidadania, interativo e colaborativo, que poderá ser acessado e construído pela própria Cidadania Ativa.

Plataforma

A ferramenta permite a realização de buscas e consultas em uma visão georreferenciada, possibilita a inclusão/exclusão, atualização e correção de novas informações, de acordo com os direitos mapeados. Segundo a Assistente de Pesquisa, Suellem Henriques, cada ponto no Mapa pode ser detalhado, avaliado e comentado por cidadãos/ãs cadastrados na plataforma. Com isso, o sistema INCID contribui diretamente com a visualização de dados sobre os indicadores de cidadania nos municípios da AAI. “A Plataforma é um espaço que está em constante aperfeiçoamento, e é totalmente interativa. São múltiplas possibilidades de criação e atualização constante. Diferente dos mapas impressos, ela possibilita uma visão mais detalhada dos pontos que foram criados e qualificados pelas redes. Com a possibilidade de visualizar através dos filtros de Dimensões da Cidadania, cruzar informações de cada direito e de cada município, fazer relações e novas interpretações sobre os mapeamentos”, contou.

Ainda segundo ela, além dessa interação, qualquer pessoa cadastrada que tenha uma leitura do Sistema de Indicadores, pode criar ou qualificar um mapa. A Plataforma está pronta para atender a qualquer demanda por novos mapeamentos, mesmo que não tenha sido trabalhado pelo projeto, como a inclusão de novos municípios. Suellem afirma que não existe a necessidade de especialista em programação para isso, pois a Plataforma foi pensada para que qualquer pessoa pudesse acessar, para que fosse o mais autônoma possível de programadores. “Nós faremos uma capacitação para as Redes gerenciarem melhor a ferramenta, mas posso dizer com propriedade que qualquer um pode utilizá-la. Eu tenho formação em Ciências Sociais e consigo ter uma gerência da ferramenta, praticamente, do início ao fim”.

Apesar de algumas limitações, pois infelizmente a plataforma ainda não possibilita a criação de manchas, por exemplo, a ferramenta possibilita a impressão dos Mapas da Cidadania em formatos A3 e A0 – formatos de melhor visualização. Essa é mais uma ferramenta do Incid para fomentar a luta por direitos e contribuir com o fortalecimento e autonomia das Redes.

Para Suellem, que acompanhou todo o processo de criação da Plataforma, esse é um momento especial. “Aqui no Incid, nós não tínhamos conhecimento específico para a criação de ferramentas desse tipo. E o bacana é que todo o processo de criação foi colaborativo. Foi um aprendizado, pois havia sempre um esforço de imprimir o olhar pedagógico do projeto e da necessidade das Redes na ferramenta. Por isso, acho que ela será muito utilizada pela cidadania ativa da AAI. É a oportunidade de construir determinado mapa, colocar debaixo do braço e transformá-lo em uma ferramenta de luta”, finalizou.