O Sistema de Indicadores de Cidadania
O Sistema Incid de Cidadania é composto por indicadores analíticos que expressam uma forma de olhar os dados sob a perspectiva de Cidadania Efetiva, avaliando o “estado” da democracia e sua sustentabilidade a partir de situações concretas dos territórios em que vivemos.
No centro deste Sistema de Indicadores está o conceito de Cidadania Efetiva como o direito de todos e todas a terem direitos iguais, fundada no reconhecimento em nós e nos outros da titularidade de direitos e de responsabilidades comuns por eles. Direitos apenas para alguns, para um setor ou uma classe, não são direitos, são privilégios.
A Cidadania Ativa é uma relação compartilhada de direitos e de responsabilidades que define a sociedade como um todo. Neste conceito “cidadania” só existe com participação social e se constrói na prática pelas pessoas.
No Sistema de Indicadores de Cidadania, os Indicadores de Cidadania podem ser lidos de duas maneiras: pelas Dimensões de Cidadania e por Conjuntos de Direitos.
Pelas 4 dimensões complementares que nos fornecem um quadro de análise da Efetividade da Cidadania: Cidadania Vivida,Cidadania Garantida, Cidadania Percebida e Cidadania em Ação.
Acesse o Sistema de Indicadores pelas Dimensões de Cidadania. Clique na mandala e veja do que trata cada uma das dimensões de cidadania:
Por um dos três conjuntos de direitos: Direitos Coletivos: Bens Comuns; Direitos Sociais, Econômicos e Culturais;e Direitos Civis e Políticos.
Acesse o Sistema de Indicadores por Conjuntos de Direitos
O Sistema de Indicadores é composto ainda por duas ferramentas que buscam revelar o estado da cidadania deste território trabalhado pelo Projeto Incid. São elas:
Os Mapas da Cidadania
Os Mapas da Cidadania são definidos em diálogo com a cidadania ativa do território nos diferentes espaços de discussão e de troca com o projeto.
São produzidos mapas locais da cidadania, nas quatro dimensões, inovando na forma de sua apresentação visual, priorizando a comunicação ampla e aberta, mais do que a precisão estatística.
Os mapas viabilizam o georrefrenciamento dos Indicadores produzidos apresentados e desmembrados até o nível de subdistrito, o que torna possível observar mais claramente os locais onde há desigualdades e violações de direitos de cidadania.
Trata-se de uma outra forma de produção de indicadores que permitem um olhar de forma mais fina sobre a realidade dos municípios de um ponto de vista cidadão, expressos em desigualdades territorializadas, capazes de motivar para a ação da cidadania.
Conheça os Indicadores e dados expressos nos Mapas da Cidadania
Banco de dados da Cidadania de Espaços e Ações
Este Banco de Dados de Espaços e Ações Cidadãs é um sistema de armazenamento e filtragem de informações e dados da Cidadania Ativa.
Com esta ferramenta é possível “mapear” a sociedade civil organizada e sua ação política na Área de Atuação do Incid e colocar os dados à disposição da cidadania, em cada um dos municípios trabalhados. Desta forma, o Banco de dados de Espaços e Ações Cidadãs ganha maior potencial de articulação a cada novo cadastro realizado.
Com as informações contidas nesta ferramenta, a cidadania da área pode fazer a radiografia de si mesma e, no processo, se descobrir, se fortalecer, se motivar para agir de forma articulada com outras organizações e movimentos de cidadania.
Este processo é engenhoso e ganha vitalidade na medida em que avança. Ele, em princípio, nunca acaba, pois a cidadania não acaba e nem sua capacidade de resposta criativa a cada situação.
Entre no Banco de Dados de Espaços e Ações Cidadãs
Comentários não são permitidos.