Ferramentas on-line como instrumentos de cidadania

O Movimento Meu Rio tem despontado como ação via ferramentas on-line para conectar cidadãos e fortalecer mobilizações. Democrático e apartidário, é assim que a equipe do Meu Rio se coloca. A intenção do projeto, e desafio central, é fazer com que os maiores beneficiados com a realização de grandes eventos, como a Copa e as Olimpíadas, sejam os cariocas. Com grandes produções, há enorme oportunidade de desenvolvimento para a cidade, é nisso que o Meu Rio aposta, fortalecendo o potencial dos indivíduos como articuladores e agentes locais.

A ferramenta funciona on-line, para conectar cariocas digitalmente em torno de questões relevantes para o Rio. Através do site, as pessoas poderão conhecer diferentes realidades do Rio, denunciar problemas, apontar desafios e criar relação de troca e diálogos entre si e com especialistas em políticas públicas.

Em ações como abaixo-assinados e projetos como ‘Verdade ou Consequência’, jogo interativo para conhecer vereadores e cobrar respostas, levantar questões e comparar candidatos e propostas e pedir que os candidatos se comprometam com questões importantes para a cidade.

Há ainda o ‘Panela de Pressão’, ferramenta que possibilita mobilizações através de redes sociais. É possível apontar um problema, convocar outras pessoas que desejam a mesma mudança e pressionar diretamente os responsáveis pela administração da cidade, por email, Twitter ou Facebook.

O Movimento tem como missão construir uma nova cultura política com os cariocas para fazer com que o cidadão comum possa participar efetivamente da construção de políticas públicas. ”Queremos uma cidade digna de seus cidadãos e cidadãos com condições de assegurar o funcionamento transparente das instituições públicas e privadas envolvidas com o Rio”.