Seminário debate diversidade e superação do racismo

O I Seminário Regional de Diversidade e Superação do Racismo, voltado à ações, críticas e perspectivas da educação nas relações étnico-raciais na baixada fluminense, traz a discussão sobre ações afirmativas e perspectivas governamentais para avanços efetivos na temática da diversidade no âmbito educacional.

O Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a UFRRJ-Leafro/ Neab, realizam o Seminário com objetivo de contribuir na formação continuada de gestores e professores, por meio de um processo de reflexão crítica, com ênfase na análise da evolução da aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nos seus artigos 26A e 79B. Considerando os principais avanços e dificuldades para sua consolidação efetiva expressa na formação de professores, nas políticas implementadas pelos governos federal, estadual e municipal e na mudança do Projeto Político Pedagógico das escolas.

O evento ocorrerá no dia 6 de dezembro de 2012 das 08h00 as 20h00.
Local UFFRJ-Instituto Multidisciplinar/ Nova Iguaçu – Av. Governador Roberto Silveira
Centro – Nova Iguaçu-RJ (ao lado do antigo Aero Clube).

 

Programação:

Manhã

08h00. ás 10h00 – Credenciamento

09h00. – Mesa de Abertura Institucional (apresentação hino nacional em percussão)

Fórum RJ, UFRRJ/Leafro, SEMED-NI,  SEEDUC-RJ, SEEDUC-RJ

9h45min – Palestra: Ações Afirmativas, Educação e a Mobilidade Social dos Afro-brasileiros. (o impacto das ações afirmativas e da educação na vida dos jovens negros)

Profº. Dr. Ahyas Siss (UFRRJ/ Leafro)

Profª Dr. Claudia Miranda (UNIRIO)

10h45min – Debate

11h30min – Palestra: Ações e Perspectivas Governamentais para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos seus artigos 26ª e 79B. (panorama das ações, recursos, programas e metas governamentais para a ERER)

Profº Dr. Amauri Mendes Pereira ( Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ UEZO).

SEEDUC-RJ

12h10min – Debate

12h30min – Almoço

14h – Palestra: A Lei que Fala e a Escola que Transforma (a amplitude temática da Lei 10639/03 e as possibilidades de transformação crítica dos estudantes numa perspectiva de diversidade social)

Prof.ª Drª Azoilda Loretto da Trindade.

14h30min – Debate

14h45 – Apresentação cultural – Escola Estadual  João do Vale – Grupo Batukaê

14h50min – Palestra: Ações e Perspectivas Municipais para a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos seus artigos 26ª e 79B. (panorama das ações, recursos, programas e metas municipais para a ERER)

Secretarias Municipais de Educação da Baixada Fluminense

15h50min – Debate

16h25min – Entrega de “menção honrosa de reconhecimento” do Fórum RJ a escolas e professores da região pela aplicação da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional nos seus artigos 26A e 79B.

17h25min – Apresentação Cultural – Marcelo Negrett – Voz e violão

17h40min – Palestra: Experiências não governamentais para a Consolidação da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos seus artigos 26A e 79B. (Lei 10.639/03 e 11.645/08 relato de projetos desenvolvidos, parcerias e resultados obtidos).

CEAP – Centro de Articulação de Populações Marginalizadas

IPEAFRO – Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros

Associação ESTIMATIVA

18h25min – Debate

19h00min – Mesa Redonda: O papel das universidades na formação de profissionais da educação para a educação das relações étnico-raciais.

Universidades públicas da Baixada Fluminense – UFRRJ, FEBEF e CEFET-Nilópolis

19h45min – Apresentação cultural e encerramento –

Programação Especial:

  • Exposição das ações nas escolas da Baixada Fluminense pela implementação da LDB (Leis 10.639/03 e 11.645/08).
  • Exposição e venda de livros e artesanato.
  • Apresentação cultural.
  • Lançamento de livros: Rosana Monteiro, Alexandre Nascimento, Éle Semog e Renato Noguera.

*Os certificados serão entregues durante o evento a partir das 17h30m.Confirmação de inscrição no email: forumetnicoracialrj@gmail.com