Tanguá debate efetividade de políticas públicas

do Incid

DSCN0434

Mais uma roda de diálogo tomou forma no sábado dia 29 de junho. Na ocasião o Incid esteve em Tanguá debatendo saúde, educação e desigualdade racial com representantes do Grupo de Mulheres Independentes, Conselho Municipal pela Igualdade Racial e Grupo Alegria de Viver do município de Tanguá. Além disso, também participaram representantes de organizações de Itaboraí, como Comunidade de Estudantes e Amigos de Itaboraí, Associação de Moradores do Bairro Areal, Associação dos Agentes Comunitários de Itaboraí, Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação e Frente dos Movimentos Populares.

A não efetividade das políticas públicas foi muito pontuada pelos participantes. No tema da desigualdade racial foi mencionada a discriminação institucional e o despreparo das escolas para lhe dar com a questão étnico-racial como problemas a serem enfrentados com vistas à erradicação do preconceito. Já com relação à saúde e educação apontou-se que as políticas públicas não acompanham as demandas, sempre crescentes nesses municípios.

DSCN0436
Para os participantes da roda o diferencial do projeto Incid está na possibilidade de que os movimentos se apropriem dos dados, o que permite uma via de mão dupla entre projeto e sociedade civil que, compartilhando experiências e estabelecendo ações comuns, ganham força e maior capacidade de ação e articulação com vistas a melhorar a qualidade de vida da população.