RJ lança plano para integrar e criar projetos

O Governo do Estado do Rio anunciou, nesta terça-feira (8), o consórcio vencedor que será responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana, que terá investimento de US$ 3 milhões do Banco Mundial para ações nos 21 municípios da Região Metropolitana.

O consórcio será responsável por projetos importantes para as cidades, como a despoluição da Baía de Guanabara, licitações dos ônibus intermunicipais e a Linha 3 do metrô.

Segundo o governador Luiz Fernando Pezão, o projeto representa uma grande mudança para a região da Baixada Fluminense. “É um momento histórico para a Baixada. Pessoas reclamam muito da falta de planejamento da despoluição da Baía de Guanabara. Não adianta a gente ter recurso e não ter projeto para a Baixada Fluminense de saneamento e esgoto. É a última oportunidade que a Baixada, São Gonçalo, Itaboraí e Niterói têm de se desenvolverem cada vez mais”, afirmou Pezão, garantindo que as cidades contarão com mecanismos modernos para fazer seu Plano Diretor.

Segundo o governo, as decisões da câmara vão levar em conta o número de habitantes de cada município. Quanto maior o número, maior será o peso da cidade na hora da escolha. O consórcio vencedor é formado pelas empresas Jaime Lerner Associados, Quanta Consultoria e Barcelona Regional Urban Development Agency, responsável pelo planejamento estratégico da Região Metropolitana de Barcelona.

Durante o ato, o governador também assinou o projeto que cria uma autarquia governamental para decidir assuntos de interesse comum da região, cuja gestão passa a ser compartilhada. As áreas estratégicas de execução do plano abrangem os setores de Mobilidade, Saneamento, Resiliência, Uso do Solo e Comunicação. Segundo o diretor-executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, Vicente Loureiro, o plano terá execuções imediatas e também de médio e longo prazo.

O projeto define como integrantes da Região Metropolitana os municípios do Rio, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá, Itaguaí, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu.