Greve no Comperj acaba em acordo com funcionários

do Incid

Depois de onze dias de paralisação, chegou ao fim a quinta greve realizada pelos operários do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A decisão de encerrar a greve foi tomada durante uma assembleia realizada na última terça-feira, dia 19. Os trabalhadores do Comperj aceitaram o acordo oferecido e conquistaram uma série de direitos.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São
Gonçalo, Itaboraí e Região (Sinticom), os trabalhadores e as empresas chegaram a um meio termo no que diz respeito ao reajuste salarial: aumento de 10%. A reivindicação inicial era de um aumento de 12% e a contraproposta dos consórcios que realizam a obra foi de 7,5%.

Mas essa não foi a única conquista dos trabalhadores. O vale alimentação será 20% maior e os operários receberão cesta de Natal e pagamento imediato do adiantamento salarial quinzenal. Outro problema apontado pelos trabalhadores dizia respeito ao tempo gasto para chegar nas obras do Comperj devido ao mau acesso. Essa reivindicação também foi atendida em forma de gratificação equivalente a 30 minutos diários de trabalho.

O Sinticom afirmou que todos os itens conquistados serão retroativos a 1 de fevereiro, sob a condição de que não aconteça outra greve até o dia 31 de dezembro de 2013. A Petrobras declarou que irá estudar os impactos causados pela paralisação das obras no cronograma de trabalho que tem sua conclusão planejada para abril de 2015.