Incid leva municípios do Comperj ao Fórum Social Mundial

do Incid

No Fórum Social Mundial de 2013, realizado na Tunísia, o mundo inteiro teve a oportunidade de conhecer o projeto dos Indicadores da Cidadania, assim como a realidade dos munícipios afetados pelas obras do Comperj. A atividade “Práticas cidadãs e controle social em territórios impactados por mega projetos extrativistas” aconteceu no dia 28 de março e nela também foram apresentados projetos de outras duas instituições: Fundar (México), com o projeto “Índice de transparência orçamentária” e Inesc (Brasil), com o “Observatório de Investimentos na Amazônia”.

A principal questão levantada pelos participantes foi a dificuldade de se criar mecanismos que dão voz à população e permitem a participação social frente aos mega projetos impostos. Dessa forma, o debate foi conduzido de forma a estudar ferramentas que permitem a participação popular nas decisões sobre modelos de desenvolvimento e relações entre organizações técnicas e de base que possam fortalecer a cidadania ativa nos mais diferentes territórios.

Por sua vez, o Ibase também participou do Grap (Grupo de Reflexão de Apoio ao Processo Fórum Social Mundial), do qual faz parte e que tem como objetivo mobilizar a sociedade civil. No Fórum, o Ibase foi uma das organizações que debateu a respeito de zonas minerais, movimentos sociais e resistências sociais em relação à injustiça e aos crimes ambientais das empresas de indústria extrativas, na mesa “Novos olhares para o Desenvolvimento Econômico Local e Economia Social do território”.