Jornal do MMA aborda Política Nacional de Resíduos Sólidos

O Ministério do Meio Ambiente iniciou a distribuição do jornal que traz as principais informações sobre a 4ª Conferência Nacional de  Meio Ambiente (CNMA) para a discussão e implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Uma das grandes metas desta política é o fim dos lixões. São 2.906 unidades, em mais da metade dos municípios do Brasil,que devem ser fechadas até 2014, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

“Queremos criar um clima de mobilização da sociedade em torno da conferência para que a sociedade se aproprie dos instrumentos da política e ajude a melhorar a gestão dos resíduos sólidos”, afirma o diretor de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Geraldo Vitor de Abreu. O objetivo é construir as soluções para evitar o desperdício, reduzindo a produção de lixo nas cidades, com a participação de todas as partes envolvidas na questão. Considere-se, também, que apenas 14% dos municípios brasileiros realizam a coleta seletiva de lixo.

Já estão sendo dados os primeiros passos para a organização da Conferência Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, sob a coordenação da Superintendência de Articulação Institucional da Secretaria do Ambiente – SEA. Em breve, todos os municípios receberão um ofício com as orientações e portarias referentes ao processo de construção das Conferências no estado.