Nova Friburgo se reúne para discutir participação social

do Incid

“Ostra feliz não faz pérola, só quando tem um grão que a incomoda….”
(Líder religioso participante da Roda de Diálogo de NF citando Rubem Alves)

O Incid realizou neste último sábado (08/06) a Roda de Diálogo de Nova Friburgo, em espaço cedido pelo SESC, das 9h30 às 16h.

Trinta organizações lá estavam representadas através do comparecimento de 25 participantes. Deve se destacar a diversidade de movimentos sociais presentes neste encontro. Dentre as organizações sociais/ONGs que lá estiveram, pudemos contar com a presença da APAE, da Cruz Vermelha, do Centro Cultural Afrodescendente Isun Okê, da Rádio Comunitária de Nova Friburgo, do Instituto Girassol do Brasil, da Fundação Natureza, da ONG Diálogo, da oficina-escola As Mãos de Luz, do Grupo Articulação dos Movimentos (GAM), do Centro de Referência da Cidadania LGBT e do Centro de Mediação de Nova Friburgo. Seis coletivos de entidades compareceram: Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação, Agenda 21 de Nova Friburgo, Rede Nacional Feminista, Conselho Municipal de Meio Ambiente e ainda um Conselho Escolar. Participaram também três Associações de Moradores (de Olaria, Córrego das Antas e de São Pedro da Serra), a Associação Friburguense de Imprensa e dois Sindicatos.

Rodada Mesa Incid

O tema da participação foi debatido nas três rodadas de conversa ocorridas. A escolha desse tema em Nova Friburgo se justifica pelo fato deste município ter presenciado uma brusca mudança de sua condição de cidadania, fortemente abalada a partir dos desabamentos ocorridos pelas enchentes de 2011. Os movimentos sociais presentes avaliaram que o Incid pode fortalecer politicamente as organizações e contribuir na capacidade de mobilização da população moradora do município.

Os temas da moradia e da cultura foram citados como uma ausência a ser reparada e incluída no Sistema Incid. Citada ainda a defasagem dos dados do IBGE (Censo de 2010), que não refletem as consequências da tragédia ocorrida em janeiro de 2011, enviesando os Indicadores da dimensão Cidadania Vivida de Nova Friburgo. Será importante acompanhar esses dados num segundo momento de aferimento dos indicadores neste município.

Plenaria Inicial

As Rodas de Diálogo são uma oportunidade de se olhar e debater o cenário que o Incid revelou por município e fazem parte da etapa de enraizamento do Incid nos territórios. Elas visam qualificar os indicadores e impulsionar a apropriação destes às práticas dos grupos organizados. Promove ainda um exercício prático demonstrativo dos usos da ferramenta Incid e o debate sobre as potencialidades dos grupos participantes de sustentação do Incid.

Está programada a realização de pelo menos uma Roda por município onde atua o projeto.