Pescadores realizam protesto contra a Petrobras

do Incid

Os pescadores de São Gonçalo se organizaram para protestar contra suas cada vez piores condições de trabalho, agravadas principalmente pela atuação da Petrobras no município. Os manifestantes organizaram uma barqueata no dia 22 de maio para chamar a atenção das autoridades para a situação em que estão vivendo. Mais de 200 barcos participaram do trajeto que percorreu a orla da Praia da Luz.

Entre as colônias de pescadores que se uniram ao movimento estão as de Praia da Luz, Praia das Pedrinhas, Praia da Beira, Portão do Rosa, Itaóca, Boa Vista e Gradim. O trabalho dos profissionais da pesca artesanal do município foi especialmente dificultado depois do vazamento de óleo na Baía de Guanabara ocorrido em 2000. Desde então, a situação só piorou.

Para os participantes da barqueata, os grandes problemas são a escassez de peixes e a ocupação de áreas antes destinadas à pesca por empresas vinculadas à Petrobras. De acordo com os pescadores, as atividades da estatal na região só têm prejudicado a pesca dos pequenos trabalhadores, além de ter um forte impacto no ecossistema local. Após a manifestação, a Petrobras se limitou a declarar que todas as suas ações são amparadas por leis e licenças ambientais.

Um protesto semelhante já foi realizado em 2010, quando pescadores da colônia Porto Velho organizaram uma barqueata para pedir indenizações relativas ao desastre ambiental de 2000.