Teresópolis debate saúde, educação e meio ambiente

do Incid

IMG_1148

No último sábado (22/06), foi realizada a roda de diálogo de Teresópolis, no espaço da Pró-Arte do Centro Universitário Serra dos Órgãos / UNIFESO. Os temas Saúde, Educação e Meio Ambiente foram debatidos, respaldados pelas informações levantadas pelo Sistema Incid para o território de Teresópolis.

Mais uma vez pudemos contar com uma grande diversidade de movimentos sociais participando, cerca de 27 organizações estiveram representadas:

  • 4 Conselhos – Conselho Municipal de Educação, de Meio Ambiente, de Políticas Públicas sobre Drogas, de Direitos da Criança e do Adolescente;
  • 6 Coletivos de Entidades – Agenda 21 de Teresópolis, Comitê da Bacia Hidrográfica Piabanha, Associação das Vítimas das Chuvas de Teresópolis / AVIT, Federação das Associações de Moradores de Teresópolis / FEMEAT, Rede das RPPN do Rio de Janeiro /  APN, Fórum Permanente Pensar Teresópolis;
  • 17 ONGs / Associações – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis / ACIAT, Associação Síndrome de Down / ASSIND, Associação Agroecológica de Teresópolis, Associação de Moradores e Amigos da Granja, do Caleme, da Várzea e do Vale da Revolta, Associação de Produtores Orgânicos de Vargem Grande, Aventureiros Águia Padrão, Centro de Reabilitação e Cidadania Kairós, Centro Universitário Serra dos Órgãos / UNIFESO, Lar Tia Anastácia, Grupo Amor Exigente Fio Triplo, Grupo Diversidade LGBT da Serra, Rede das Águas Teresópolis, Instituto Saber.

IMG_1246

O debate ocorrido contribuiu para deixar mais claro o entendimento sobre as opções e critérios adotados na construção do Sistema de Indicadores da Cidadania. As organizações presentes discutiram temas específicos e aprofundaram a investigação dos porquês de cada dado ou informação que eles revelam, chegando assim mais perto da realidade do município. Foi proposto, com bastante adesão da maioria, a construção de um “Incid-zinho” por município, caso haja a possibilidade de continuidade da proposta.

A Cultura, a situação das Drogas e dos Agricultores Familiares foram levantados na plenária final, como temas ausentes do Sistema Incid que merecem ser incluídos e tratados.

Uma discussão ampliada sobre o indicador de Acesso à Terra, envolvendo Teresópolis, Magé, Nova Friburgo e Guapimirim foi sugestão de um dos participantes como forma de envolvimento do tema rural e aperfeiçoamento do indicador recém-construído com a contribuição dos trabalhadores assentados e rurais de Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu.

IMG_1208

As Rodas de Diálogo vêm evidenciando que o Incid só terá sentido na medida em que for sendo utilizado e aprimorado, trazendo para a prática dos grupos sociais a questão dos direitos. A qualificação dos dados levantados depende da rede territorial de organizações, que começa a se enraizar com força a partir da mobilização provocada por esses encontros.