Protestos também mobilizam área do Incid

do Incid

As manifestações que se espalharam pelo Brasil nas últimas semanas não ocorreram somente na cidade do Rio de Janeiro. Os municípios estudados pelo Incid também foram palco de uma série de protestos que levaram a população às ruas em prol da saúde, educação e transporte nas cidades.

Assim como em outros lugares, o estopim do movimento foi o aumento das tarifas de transporte público. A má qualidade do serviço e o preço abusivo já são assuntos constantemente mencionados pelos moradores da área. No entanto, com a mobilização nacional, mais pautas foram levadas às manifestações, como a necessidade de investimentos em saúde, educação e saneamento.

Entre as reivindicações mais recorrentes dos moradores de São Gonçalo, está a construção da linha 3 do metrô, que sairia de Niterói e iria até às instalações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A obra é uma promessa antiga e já está completando 30 anos. O tema também é importante para os itaboraienses, que pedem a extensão da linha até a cidade. Além disso, os manifestantes pedem o fim do monopólio das empresas de ônibus, o que facilita a manipulação da taxa do transporte.

Até agora, São Gonçalo, Niterói e Maricá conseguiram a redução das passagens, o que não desmobilizou o movimento das ruas. Em São Gonçalo, os manifestantes declararam que vão lutar pela redução da tarifa para R$1,50, valor anunciado durante as eleições.