Mostre sua Indignação!

do Incid

“Mostre sua indignação! Conhecimento! Questionamento! Problemas e Soluções! Cansamos de ouvir e queremos falar!”. Eles estiveram presentes no grande Ocupa, na Cúpula dos Povos, e desde então as atividades do Ocupa Niterói apontam para radicalização da democracia e mobilização social cada vez mais intensa. Para o movimento, ocupar as cidades não é apenas acampar. “A barraca é um dos símbolos de nossa permanência no espaço público, de nosso direito de ficar e tomar esse espaço que é nosso, e, diferente do chamado “poder público” institucionalizado, que tem sistematicamente privatizado esses espaços para grandes empreiteiras”, defendem.

O poder público para o coletivo é na verdade o poder do público, é o entendimento dessa dimensão de ação do indivíduo. Poder público é o poder dos cidadão que, “saindo de seus espaços privados e libertando-se de seus medos (medos construídos por essas instituições que pretendem cada vez mais isolar-nos uns dos outros), se reúnem nos espaços públicos para debater assuntos que lhes são comuns”, esclarecem.

 

O convite do Ocupa Niteróié em direção ao questionamento para repensar e discutir a sociedade em que vivemos. Inspirados pelos movimentos de protesto que tomaram as ruas em 2011 em todo o mundo, o movimento em Niterói resolveu atuar considerando as peculiaridades da realidade local. A convocatória é para toda a população, e serve não apenas para a realidade de Niterói, mas para todos os demais municípios da Área de Atuação do Incid (AAI), do Rio de Janeiro, e para além dos territórios. O anseio do grupo é para que toda a transformação desejada seja vivenciada por todos as pessoas.

“Hoje, poucos decidem o futuro de toda a população. E ainda roubam, fraudam e enganam a todos. Estamos indignados com muita coisa à nossa volta e queremos propor um espaço de discussão, onde trabalharemos com conscientização, buscando propostas para a construção de um mundo, um país, um estado e uma cidade melhor”, afirmam.

 

Com um perfil nas redes sociais, parte da articulação também acontece on-line, e sabe da potência destas novas ferramentas para um processo político dinâmico. O grupo explica que não se considera um partido, tampouco um único movimento. “Não temos uma única bandeira. Somos horizontais e plurais”, comentam.

Apropriação dos espaços públicos uitilizando arte e ativismo como bandeiras de ação; promoção de debates e diálogos sobre política e participação social; mobilização cultural e política para transformações concretas nas relações de poder instituídas, são frentes de movimento do Ocupa em Niterói. O coletivo também se relaciona com o Ocupa Rio, com parcerias e articulação de forças para  projetos e atividades de militância social.